PIBIDIANOS DO CURSO DE LETRAS ASSOCIAM LITERATURA À SAGA HARRY POTTER

Publicado em 28/09/2015 17:09 por

No dia 26 de Maio, no colégio Thereza Siqueira Mendes em Santa Fé do Sul – SP, foi desenvolvido a atividade “Chaucer, Harry Potter e Jogos Teatrais.” Este trabalho teve como objetivo descrever uma ação realizada pelo subprojeto de Letras do PIBID/FUNEC em uma sala de 9° Ano, em que foi posto em prática uma sequência didática com a intenção de tornar mais acessível aos alunos “Oconto do Vendedor de Indulgências” de Chaucer.saga harry potter

Dado o notório e crescente desinteresse dos adolescentes pela leitura de Literatura, buscou-se por meio da relação intertextual do conto com uma obra mais próxima do universo juvenil atual, um fragmento do livro da série “Harry Potter e as Relíquias da Morte- Parte 1”, como forma de evocar o conhecimento prévio da turma que resultou num jogo teatral envolvendo elementos dos dois textos como ( a capa da invisibilidade, a pedra da ressureição e a varinha das varinhas ).

A título de avaliação, foi desenvolvido questionamentos reforçando conceitos éticos presentes no texto, e permitindo ao professor observar a apropriação dos alunos no que foi lido. Quando se emprega outras formas de atividades dentro de um texto literário, o mesmo se torna atraente aos alunos, o que proporciona uma maior satisfação pela leitura.