FUNEC PARTICIPA DO 1º ENCONTRO PIBID DO ESTADO DE SÃO PAULO – 2015

Publicado em 28/09/2015 15:09 por


1encontro

O Encontro foi realizado em São Paulo, no último dia 11/09, tendo como objetivo reunir as 53 instituições públicas e privadas participantes do Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Estado de São Paulo, com o propósito de analisar os impactos dos projetos nas escolas de Educação Básica onde os projetos são desenvolvidos bem como a contribuição destes para os cursos de licenciatura e, consequentemente, para a formação dos futuros educadores.

Na abertura, houve a conferência: O Programa PIBID: resultados e perspectivas, proferida pelo coordenador-geral dos Programas de Valorização do Magistério da CAPES, Professor Hélder Eterno da Silveira. Após a conferência de abertura, seguiu-se uma mesa redonda com o tema:  O PIBID São Paulo e seus protagonistas: uma avaliação inicial, com a participação de bolsistas de iniciação à docência, supervisores, professores, coordenadores e egressos dos projetos desenvolvidos pelo PIBID no Estado de São Paulo. No período da tarde, foram formados Grupos de Discussão sobre dois temas: Os impactos do PIBID na formação do professor e na comunidade e A contribuição do PIBID para a inovação das práticas pedagógicas, encerrando com uma plenária resultante dessas discussões, em que foram relatadas as contribuições do PIBID para a inovação das práticas pedagógicas, pelas diversas instituições de ensino superior públicas e privadas que participam do projeto.

A FUNEC esteve representada pelo Coordenador Institucional, professor Sandro Alves Correa, pelas coordenadoras de área de Biologia – Andreia Estela Moreira, de Pedagogia – Amélia de Lourdes Nogueira da Fonseca e do subprojeto Interdisciplinar – Maria Cristina Ribeiro Colmati Lalo e também pelas bolsistas de Iniciação à Docência Fabiana Martins da Silva, do curso de Pedagogia e Maria Gabriela Arozio Vieira, do curso de Letras.

O encontro pretendeu, além de uma análise dos projetos desenvolvidos e seus resultados, uma manifestação política sobre a necessidade de permanência do Programa, uma vez que não é somente a permanência deste que está em jogo e sim o projeto Brasil de Educação, no qual a valorização do magistério deve ser uma das principais bandeiras.

lalo