Institucional



O Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência – PIBID das Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul – (FISA/FUNEC) tem como objetivo principal incentivar o ingresso de alunos de cursos de licenciatura na carreira docente, bem como possibilitar que sua identidade profissional seja construída levando em consideração a práxis pedagógica utilizada, tanto nas escolas selecionadas, como no desenvolvimento do próprio curso de graduação.

O PIBID/FUNEC abrange os cursos de licenciatura nas áreas de ciências biológicas, letras, pedagogia e educação física. Os subprojetos têm como foco a excelência da formação de nossos graduandos proporcionando um sistema de acompanhamento e apoio sistematizado com estímulos e orientações técnicas que consolidem a identidade do futuro docente.

Assim, nossas ações buscam integrar ensino, pesquisa e extensão com caráter interdisciplinar visando à melhoria da qualidade da aprendizagem dos estudantes nas escolas, associadas ao desenvolvimento das práticas pedagógicas de nossos graduandos.
Os objetivos do PIBID/FUNEC são:

Buscar a integração entre os cursos de formação de licenciaturas constantes nesse projeto e o ensino público municipal de Santa Fé do Sul;

Estimular e desenvolver nos graduandos o interesse em conhecer as realidades nas quais os estudantes do ensino básico estão inseridos facilitando, assim, o processo de ensino-aprendizagem;

Desenvolver práticas pedagógicas inovadoras com vistas à melhoria no processo de ensino-aprendizagem e a agregação de valor na formação do graduando, estimulando e facilitando seu ingresso na carreira docente.

Divulgar as práticas pedagógicas inovadoras por meio de eventos específicos para tal assim como em eventos científicos da FUNEC e nas semanas acadêmicas de cada curso.

Fortalecer a parceria comunidade/escola/universidade, que atualmente ocorre por meio dos estágios supervisionados.

Auxiliar na formação continuada dos professores nas escolas participantes por meio da disponibilização de material didático-pedagógico produzido.

Melhorar a formação dos alunos dos cursos de licenciatura envolvidos no projeto, assim como estimular sua inserção na prática docente.